FILOSOFIA DA FORMAÇÃO
Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus; estenda-se a tua glória sobre toda a terra! (Sal. 108:5) ...façam tudo para a glória de Deus. (1 Cor. 10:31).
Visionamos um ambiente de formação cristã intensiva em que a presença de Deus seja reconhecida e convidada a todas as fases da vida universitária. Na verdade, queremos mais do que apenas oferecer uma perspectiva cristã na educação - queremos nutrir uma comunidade que seja um catalisador ativo de renovação, um verdadeiro centro espiritual de serviço a todas as nações, alimentado em seu coração pela fé, humildade e o amor eterno de Deus.
Por lei, os currículos da UNIRIS seguem um modelo de ensino centrado no estudante. Ademais, as faculdades devem privilegiar um ensino por competências, ou seja, o modelo curricular a ser implementado é o do Currículo Baseado em Competências (CBC).
O ensino centrado no estudante é parte integrante da implementação de uma educação politécnica e uma das características de um currículo baseado em competências. Por isso, a UNIRIS implementa este modelo de ensino, que se guia mais pela demanda dos estudantes, no que concerne a necessidades, actividades, habilidades, interesses e estilos de aprendizagem. Neste modelo de ensino, o docente é o facilitador do processo de aprendizagem e não um transmissor de informação ou de conteúdos técnico-científicos. A abordagem do ensino centrado no estudante é baseada na crença de que é o estudante que constrói o seu próprio conhecimento e isto tem implicações na concepção e implementação de cada unidade curricular de um determinado curso.
Educação Baseada em Competências
A educação baseada em competências é o modelo que norteia a formação na UNIRIS. A educação por competências realiza-se fundamentalmente através de uma abordagem multilateral (intelecto, destreza física e tecnologia), cujo objectivo é o desenvolvimento de competências profissionais, ou seja, conhecimentos, habilidades e atitudes e valores, necessários para o exercício de uma determinada profissão.
O modelo educacional acima referido exige uma articulação com o mercado de trabalho (exposição do estudante ao ambiente nas empresas, instituições e comunidades) e o seu modelo curricular é o currículo baseado em competências profissionais. Este modelo curricular obriga os docentes a colocarem aos seus estudantes problemas reais e a sua avaliação deve ser autêntica, ou seja, em ambiente profissional real ou muito próximo dele (do real). Por isso, o currículo deve incluir actividades produtivas e estágios fora da instituição de ensino.
Currículo Baseado em Competências
O conceito de competência mais aceite na educação profissional refere-se ao poder de mobilizar diferentes recursos cognitivos com vista a fazer face, de forma adequada, a uma situação real concreta (tarefa, problema ou simples reacção a um estímulo). No contexto da UNIRIS, entende-se por competência o conjunto de qualidades pessoais interligadas, necessárias numa certa situação com vista a obter um resultado predeterminado. O currículo baseado em competências baseia-se no perfil de um certo campo profissional, no sentido de que ele é construído em torno de tarefas profissionais-chave. Isso significa que, o contexto da aprendizagem são as dinâmicas da respectiva área profissional e o objectivo final é a aprendizagem e o desenvolvimento de competências profissionais e genéricas para o exercício de uma profissão, tendo em conta o seu contexto. Para a garantia da implementação deste modelo curricular, os currículos da UNIRIS devem incluir contacto do estudante com o empresariado ou outras instituições do mundo laboral, em forma de visitas, práticas de produção ou estágios.